As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Macapá e suas ruas (Av. Mário Cruz)

Mário Cruz: Se a Av. Mendonça Furtado se inicia na parte detrás da Igreja S. José, na frente a via recebe o nome de Mário Cruz, que foi um comerciante na região de Serra do Navio a quem é atribuída a descoberta do manganês (em 1946). Desconhecendo o valor do mineral, ele o usava como pedra de lastro em sua embarcação e levou à autoridades no território quando havia uma recompensa estabelecida por Janary Nunes para quem desse informações sobre minério de ferro. O material foi enviado e analisado na sede do DNPM no Rio de Janeiro, pelo engenheiro Glycon de Paiva, e constatou-se o manganês de teor elevado. Iniciou assim a saga da ICOMI no Amapá.

 
 Interceptação com a Rua São José
 
Teatro das Bacabeiras
 Teatro, igreja e praça.
   
Praça Veiga Cabral
Cruzamento da Av. Mário Cruz com a Rua Cândido Mendes
Os pontos de referência nesta via são o Museu Joaquim Caetano da Silva, a Praça Veiga Cabral, o Teatro das Bacabeiras e a Igreja de São José.

Ontem e hoje na Av. Mário Cruz.
1913...
... Um século depois (2013)
 Vemos a antiga Intendência de Macapá
 e o atual Museu Joaquim Caetano da Silva.
Interceptação com a Praça do Coco e a Rua Amazonas.
  
Veja mais informações históricas em porta-retrato-ap.blogspot.com

A Av. Mário Cruz é uma das menores de Macapá, com menos de 300 metros (da Rua e Igreja de São José, até a Praça do Coco e uma pequena via chamada Rua Amazonas, no Bairro Central).