As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sábado, 10 de março de 2012

LANÇAMENTO DE LIVROS EM MACAPÁ (Carla Nobre / Deusa Ilário)

Na semana de comemoração do Dia Internacional da Mulher, duas poetisas lançaram suas obras em Macapá. Expressões da sensibilidade e vontade incontida de transformar o íntimo, inquieto, sonhador e reflexivo desejo, nestas declamações que originaram estas duas belas coletâneas.
A primeira é de Carla Nobre e chama-se "O AMOR É URGENTE".  Carla é macapaense, professora, incentivadora e propagadora das artes e cultura nesta cidade e estado. O livro, um apego e chamada ao amor, foi lançado no Centro Franco-Amapaense (em 07/03) e, como não poderia deixar de ser, em um evento marcado pelo entusiasmo e paixão abrasadora da autora pela poesia. Houve declamações suas, de seus amigos e ainda a participação de algumas figuras da poesia amapaense.
TEUS OLHOS
(Carla Nobre)

Teus olhos
são oceanos
planos
calmos
que me inundam
e encantam
para as profundezas

Teus olhos
são como jaula
Aprisionando-me alga

Teus olhos
São pergaminho esquecido
Mapa perdido
Tesouro no Templo Luna
Esplendoroso minério
Me esperando para desvendar
E não foi só isso... No mesmo evento ocorreu também o lançamento do blog do Professor Antonio Munhoz, figura conhecida na sociedade amapaense, sendo grande incentivador da literatura e detentor de muito conhecimento da cultura amapaense. O blog tem o objetivo de publicar a trajetória de vida do Professor Munhoz em comemoração aos seus 80 anos dedicados à Educação e à Cultura (completados em fevereiro passado).

Gregor Samsa foi lá também.
Ih rapaz... Quem dera ser poeta também para declamar algo bonito e expressar minhas idéias neste mundo encantado da poesia. Como estou longe disso, fica a admiração por estas pessoas que vão, com muito esforço e amor, construindo a literatura em nosso Amapá.
Mais informações de Carla Nobre em:
www.carlapoesia.recantodasletras.com.br 

No dia 09/03 foi a vez do lançamento de "RETALHOS & LINHAS: POEMAS E CRÔNICAS", de Deusa Ilário (amapaense, poeta, cronista, contista e  professora da rede pública). 

O evento foi na Secretaria de Estado da Educação (SEED).
"Este conjunto de poesias da Deusa é uma oportunidade para aqueles que não conhecem, ou por alguma razão esqueceram o jeito, o sabor, o sorriso, o sentir e o estar do povo daqui, do povo de lá... Do povo!!!" (Orivaldo Souza - Prefácio)
Vento e Vela
(Deusa Ilário)

O vento balança a vida
E ao balançar faz as pétalas deitarem
no chão marrom amarelado da terra
A alegria agora tem cor
e o amor uma estrada macia
que se alarga pelo horizonte
iluminando de cor e amor
os amantes do silêncio.
O vento retece a vela
e faz a canoa deslizar
Seguir a alegria da piracema
e feliz desaguar no mar
No mar-leito da vida!

Gregor Samsa também foi prestigiar a autora 
e mais uma obra da literatura no Amapá.
Mais informações em: