As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

sábado, 14 de abril de 2012

Biblioteca do Tribunal de Justiça do Amapá - TJAP (2012)

A Biblioteca do TJAP é mais um centro de pesquisas que está à disposição do cidadão. Aqui estão reunidas 03 reportagens (com devidos créditos),  em uma apresentação inicial de mais uma biblioteca em Macapá. 

 

 
 TJAP (Rua General Rondon, 1295 - Centro - Macapá - AP)
Foto: jdia.com.br 
 
Para quem procura um local de tranquilidade, boa leitura, internet e um acervo variado de livros, periódicos, mídias e outros, a Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira é um desses espaços, visitado por centenas de pessoas dos mais variados níveis de conhecimento.
  
Criada, em 1993, com a finalidade de dar suporte às atividades desenvolvidas pelo Poder Judiciário do Estado, atualmente, a Biblioteca do Tribunal de Justiça do Amapá possui um acervo de mais de 17 mil obras que tem auxiliado grande número de advogados, universitários, estudantes do ensino médio, concurseiros e outros profissionais que recorrem ao espaço da leitura.
   
Além de sala de leitura, a Biblioteca é dotada de computadores em cabines individualizadas a fim de garantir a privacidade do usuário na realização da pesquisa. As pesquisas podem, ainda, ser solicitadas pessoalmente, por telefone ou através do e-mail  biblioteca@tjap.jus.br
Somente no ano passado, foram registrados mais de 7,5 mil atendimentos. Simone Sarmento, diretora da Biblioteca Juiz Francisco Oliveira, destaca que a busca pelo acervo do Tribunal de Justiça está voltada, basicamente, à atualidade e qualidade das obras disponibilizadas, além da estrutura montada para acolher o público. “A Presidência do Tribunal tem tido essa preocupação porque entende que dessa forma pode contribuir, também, para formação intelectual das pessoas”, destacou.
O Presidente da Instituição, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, vê com satisfação essa outra forma de prestar serviço porque acredita que, abrindo-se essa porta da Justiça à comunidade, “o Judiciário democratiza, dentre outros, o seu acervo literário a todas as classes sociais para que possam fazer bom uso”, concluiu. 

Edson Carvalho (Assessoria de Comunicação Social do TJAP)
Fonte: amapadigital.net - 14/03/2012

Reportagem exibida no Telejornal AP no Ar  da TV Record-AP, em 16/03/2012
A repórter é Carla Ferreira e as imagens são de Iranilson Soeiro.

 Os pontos apresesentados foram:
  • Talvez você não saiba, mas existe um acervo com mais de 17 mil exemplares à disposição para consulta no Tribunal de Justiça do Amapá, batizada de Juiz Francisco Souza de Oliveira.
  • Só ano passado (2011) 7.500 visitantes frequentaram o lugar.
  • "...Foram incorporando obras e hoje é mais completa, ela existe desde a idade do Tribunal ...A finalidade inicial da biblioteca é atender os magistrados, os servidores, assessores jurídicos, pessoas da administração e advogados que pesquisam, mas hoje tem um público maior que são os acadêmicos de Direito" (Mário Gurtyev - Presidente do TJAP)
  • As obras não tratam apenas de assuntos ligados à área de Direito, mas também de história e informações da atualidade, com revistas, mídias, entre outros.
  • Como a Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda ainda está com as portas fechadas, os livros da Biblioteca do TJAP têm sido uma boa opção para a população que precisa de alguma forma pesquisar.
  • No início a biblioteca foi planejada para atender os magistrados e servidores do TJAP, mas, ao longo do tempo, passou a receber professores e acadêmicos de Direito. Hoje a população em geral frequenta o lugar.
  • A entrada é gratuita e pode ser realizada no período da manhã e tarde.
  • As pesquisas podem ser também solicitadas pelo e-mail biblioteca@tjp.jus.br

No Tribunal de Justiça do Estado do Amapá está localizada a Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira, uma das melhores e mais completas, na área jurídica, presentes no Estado. 

Foi criada em 1991, na gestão do Desembargador Dôglas Evangelista Ramos e tem como objetivo geral dar suporte às atividades desenvolvidas pelo Tribunal,  subsidiando a demanda de solicitações provenientes de todos os Setores, sendo ainda, o organismo gerenciador e disseminador de informações jurídicas, procurando orientar os usuários quanto à utilização de todos os serviços oferecidos, a segurança do documento sob sua guarda e à disponibilidade das informações, possibilitando uma crescente interação entre Biblioteca e Usuário.

O acervo bibliográfico é composto por livros, periódicos, cd-rom e informativos, com busca constante de atualização. A maioria são obras jurídicas, no entanto, em 2003 foi implantado o Projeto "Descobrindo o Prazer de Ler", em parceria com o Departamento de Recursos Humanos do Tribunal, com o intuito de estimular a leitura, disponibilizando outras modalidades de obras, como, literaturas, romances, revistas.

Historicamente, a Biblioteca do TJAP foi criada através do Decreto 069/91, de 15/05/1992, sendo instalada em 1992 (na gestão do Desembargador Dôglas Evangelista Ramos).

A denominação da Biblioteca foi alterada, pela Resolução 004/2001 TJAP, DOE nº 2484, de 15/02/2001, para Biblioteca "Juiz Francisco Souza de Oliveira", na gestão do Desembargador Luiz Carlos Gomes dos Santos, sendo reinaugurada em 02/04/2001, na Gestão do Desembargador Carmo Antônio de Souza.

O atendimento ao usuário é realizado de segunda à sexta-feira (manhã e tarde).

 

Esta, meus amigos, é a Biblioteca do TJAP, 
a Biblioteca Juiz Francisco Souza de Oliveira.