As postagens desse blog são em caráter informal e de apego ao conhecimento popular.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Casa do Artesão, em Macapá

É o maior centro do artesanato amapaense e seu principal objetivo é divulgar a atividade artesanal no Estado.
Os artesãos amapaenses têm no local a exposição e  comercialização de seus produtos.
Está localizada no Complexo Beira-Rio, próximo à Fortaleza de São José de Macapá (Rua Azarias Neto, s/n - Centro).
Foi inaugurada pelo Governo do Estado em 30/12/2005. Lá podemos encontrar cerca de oito mil peças em exposição (dos artesãos cadastrados).
A proposta é expor peças produzidas por todos os municípios, não sei se isto foi alcançado. Encontramos artesanato de Mazagão, Oiapoque, Calçoene, Macapá, Santana e de aldeias do Tumucumaque. 
Os produtos são confeccionados utilizando matéria prima como sementes, madeira, cerâmica, plumagem, vime, argila, minérios, fibras, entre outros elementos (retirados da natureza, sem impactar o meio ambiente). É ou não é um "Shopping do Artesanato"?
O artesanato indígena também está presente, representado pelos trabalhos dos povos Waiãpi, Karipuna, Palikur, Galibi, Apari, Waina, Tirió e Kaxuiana. Na foto, representação de urnas funerárias indígenas encontradas no Amapá.
Aqui está a representação de uma arte muito bonita - alto relevo em madeira. Os temas explorados são: os tipos humanos amazônidas, a religiosidade, a natureza e a mitologia. O boto, maior representante desta mitologia, taí muito bem representado nesta arte maneira... todo lépido e serelepe para as moçoilas. Brincadeira!!! Nesse momento quero apenas enfatizar a arte voltada para as coisas amazônidas. Um olhar para se descobrir a beleza e importância de se manter tudo isso.
Encontramos também produtos naturais usados na medicina popular. Comprei aí um mel que foi batata, lá da região do Amaparí. Égua mano!!! Sarou rapidinho a goela!!!
Uma pequena galeria de artistas diversos...
Ah... falando em arte, eu vou é aproveitar para postar também  o desenho da minha sobrinha Isabelly, afinal, dia 15 de abril é também o dia mundial do desenhista. Tu sabias?
 ... E toma-te mais artesanato!!!   
 "A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte"
(Mahatma Gandhi)

"Nunca devemos esquecer que arte não é uma forma de propaganda, 
é uma forma de verdade."
(John Kennedy)