As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

BAIRROS DE MACAPÁ - O Bairro do Beirol (Parte 1)

A denominação deste bairro origina-se de um antigo paredão  existente  ali, no  final do século passado. O paredão servia de referência para que os artilheiros da Fortaleza de São José praticassem o tiro-ao-alvo, usando os centenários canhões da fortificação. A crônica da época conta que o padre Gregório Álvares da Costa, terceiro vigário de Macapá, destacava-se como exímio artilheiro nestes exercícios. A ele competia dar lições de tiro e de arte militar aos soldados da  fortaleza. Os  exercícios  de  tiro-ao-alvo  eram  praticados  nos  dias  santificados  e  nas  datas cívicas. 

Mapa SEMA-AP (2004)

Logo após a  instalação do governo  territorial,  foi construído no  local, que ainda não se chamava Beirol, o primeiro presídio de Macapá, mas  também  ficou conhecido com o nome do bairro. Assim desfaz-se o comentário tradicional de que o bairro tivesse se originado do presídio. No bairro encontravam-se a maioria das estações transmissoras das emissoras de rádio e televisão do Amapá e as antenas da Embratel; o balneário do Araxá; a sede campestre do SESC; a estação de  tratamento de água da CAESA e a  Igreja de São Pedro, entre outros locais de destaque.  
(Fonte: Texto de Edgar Rodrigues)

Antigas antenas da EMBRATEL nos anos 80 (ao lado do SESC)
Paróquia São Pedro (2011) - Igreja com um movimento de renovação carismática no Bairro Beirol. Ao seu lado localiza-se uma sede do AA
Historicamente, em 29/11/1964, o Padre Agelo Bubani benze e celebra a 1ª Missa na 1ª Capela do Bairro do Beirol que Padre Franco De Benedetti acabara de construir (aproveitando madeira e telhas da desativada Capela de Santa Terezinha da "Fazendinha de Fora", Marco Zero). Os trabalhos tinham sido iniciados a 14/06/1964 com o levantamento de um cruzeiro no lugar da capela. Ela foi construída em madeira e sua cobertura era de telhas de barro.
Em 29/06/1974 Dom José Maritano inaugurou a nova Igreja, construída em alvenaria, no lugar da primeira construída pelo Padre Vendramino Zanardo. O piso é agora em cimento com telhado de brasilit.
A ereção da Pároquia foi em 01/10/1978, por Dom José Maritano, que a desmembrou da de N. S. da Conceição no Bairro do Trem (onde estava incluída de 18/03/1973 até 01/10/1978).
Em 02/05/1998, Dom João Risatti, Bispo diocesano de Macapá, confia a paróquia São Pedro ao Clero da Paróquia Nª Sª da Conceição, cujo pároco é o Padre Giovanni pontarolo e Vigário Paroquial o Padre Enrico Bertazzoli, exceto a área denominada Zerão que confia aos cuidados pastorais do Rev. Pe. Inácio Lastrico, e a área denominada Fazendinha que confia ao Pe. Luis Brusadelli.
                                                                                  
Cruzamento da Rua Leopoldo Machado com Av. Felipe Camarão. A Rua Leopoldo Machado é uma das principais de Macapá, pois atravessa vários bairros. Devido o maior tráfego, atualmente é uma das vias de saída da cidade, com mão única no sentido da Rodovia JK.  
   SESC na Rua Jovino Dinoá (2011)
O SESC Amapá, desde a sua implantação (1977), vem atuando nas áreas de educação, cultura, lazer e assistência. (Foto de 2011).
Entroncamento que dá acesso ao Complexo do Araxá (2011)
Veja também:
- O Bairro Beirol (Parte 2)