As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Presença e abate de grandes felinos na APA do Curiaú

Onça-parda ou Suçuarana
A Área de Preservação Ambiental do rio Curiaú localiza-se na região da foz do rio Curiaú, no estado do Amapá. A cerca de 8 km da cidade de Macapá, a APA tem como objetivo a proteção e conservação dos recursos naturais e ambientais da região. Em paralelo, os moradores lutam para preservar, além da beleza natural da região, a memória dos antigos escravos, trazidos no século XVIII, para a construção da Fortaleza de São José de Macapá. (Fonte: Wikipédia).
O local apresenta criação de gado e foram registrados, nos recentes anos, alguns conflitos entre criadores e onças (Panthera onça e Puma concolor), devido a predação, gerando temor a população residente e perdas econômicas. 

Onça-pintada
O aparecimento das onças está relacionado à devastação de seu habitat, provocando a migração destas para as áreas de várzeas, onde estão presentes os bois, vacas, porcos e cavalos das comunidades.

Esses conflitos acabam, quase sempre, no abate dos animais. Isso é algo difundido e praticado por pecuaristas em todas as partes - independente de fronteiras.

Abaixo, algumas reportagens de jornais amapaenses sobre a presença e abate destes grandes felinos na APA do Curiaú. São textos do ano de 2007.

Diário do Amapá - 31/08/2007"Onças invadem pastos e assustam moradores do Curiaú"
Diário do Amapá - 19/09/2007 - "Moradores do Curiaú matam uma das onças que devorava animais"

Jornal do Dia 19/09/2007 - "Comunidade do Curiaú Abate onça parda"
Em razão dos casos registrados, foi criado o projeto Proposta multidisciplinar para conservação de grandes felinos na APA , que ficou conhecido como "Onça do Curiaú", em junho de 2009, com a coordenação de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA) e SEMA, programando-se exibição de vídeos e palestras junto a comunidade.

A meta do projeto foi ainda saber o que os pecuaristas pensam sobre a presença das onças na Área de Preservação Ambiental do rio Curiaú (APA) e a sua disponibilidade de receber as informações de manejo adequado, visando à prevenção da predação no local. Informações importantes para promover a melhor convivência entre população e a fauna local. (Fonte: //www.jusbrasil.com.br/politica/4906513/governo-prepara-acao-ambiental-apa-do-rio-curiau).

Veja o relatório produzido pelo IBAMA (2007) devido o abate de onça na APA do Curiaú.

1
2

3
4