As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Várzeas da Costa Amapaense: Principais Características e Possibilidades Agropecuárias (Publicação)

A várzea localiza-se em solos às margens dos rios, igarapés e lagos, sob florestas alagadas ou campos inundáveis. É um ecossistema rico em biodiversidade natural, possui solos férteis devido às enchentes no período de chuva e efeito das marés duas vezes ao dia, no caso de várzea localizada na região do estuário. A maioria dos rios formadores da bacia Amazônica transporta sedimentos minerais e orgânicos e deposita em seus leitos, proporcionando a fertilização de terras. A várzea tem grande potencial para exercer atividade agrícola para o cultivo de espécies nativas ou não nativas, voltado para produção intensiva, garantindo a alta produtividade durante vários anos, apresentando-se como boa alternativa socioeconômica de subsistência da comunidade ribeirinha.
A floresta de várzea no Estado do Amapá representa 4,85% da cobertura vegetal e 15,46% do setor costeiro estuário do Estado, segundo dados do ZEE de 1998. A potencialidade da várzea tem sido pouco aproveitada para o desenvolvimento da região e em benefícios das populações ribeirinhas, além do total desconhecimento da estrutura da comunidade vegetal e florística da região.  

Fonte: Projeto de Uso Sustentável dos Recursos Florestais em áreas de Várzea do Estado

No livro Várzeas da Costa Amapaense: Principais Características e Possibilidades Agropecuárias, dos autores Rubens Rodrigues Lima e Manoel Malheiros Tourinho, encontramos um estudo sobre várzeas amapaense, abordando a importância, características e possibilidades agropecuárias. A obra foi publicada em 1994, tem 57 páginas e apresenta o seguinte Sumário:
- Introdução
- Aspectos Fisiográficos Gerais
- As marés
- Peculiariedades dos rios
- As pororocas
- A origem dos sedimentos
- Fatores que concorrem para as inundações: Pluviosidade / Influências das marés / Estrangulamento dos rios / Diminuição da evapotranspiração
- O regime da inundação dos campos
- Aspectos gerais da vegetação na área inundável: Os manguezais / A mata ciliar / Os "cariazais" / Os campos naturais / Buritizais e aningais / A vegetação das "ilhas"
- Fatores que concorrem para a formação do solo: As marés e as pororocas / Os sedimentos do Rio Amazonas  / Diferenças na sedimentação / Os depósitos de matéria orgânica / A influência da água salgada (várzeas flúvio-marinhas) / A colmatagem dos sedimentos nos manguezais
- A fertilidade dos solos nas várzeas da costa amapaense
- Possibilidades agrícolas
- Possibilidades pecuárias
- A Fazenda do Uaçá
A drenagem dos campos

Está disponível para consultas na Biblioteca Ambiental da SEMA,
 localizada no Bairro Central em Macapá