As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

MUNICÍPIOS - Calçoene (Parte 1 - Informações Gerais)

Mapa de localização (Wikipédia)
 O Município de Calçoene foi fundado oficialmente em 1956 e seu nome significa "Cunha Norte" (pela posição geográfica e circunstâncias em que fora criado, alvo de invasores em busca de ouro).
Este município tem ao longo de sua história uma importância significativa para a história do Amapá e  Amazônia, sua posição geo-estratégica, fora alvo de conquistadores e desbravadores , que sempre sonhavam em conquistar suas belezas naturais e suas riquezas minerais. 
Hoje o município empenha-se em buscar um desenvolvimento, aliando a vontade política de sua sociedade a conservação equilibrada de suas riquezas naturais , fazendo com que as próximas gerações possam usar de forma sustentável de seus recursos naturais. 
Mapa SEMA-AP (2004)
 Suas potencialidades na área do setor primário foram preponderante na escolha de  sua vocação de desenvolvimento, seu potencial agrícola e extrativista representam uma alternativa de crescimento econômico para a população, sua costa marinha está entre as mais produtivas de pescados e marisco do Brasil, destacando-se entre outras espécies a pescada amarela e a gurijuba (bastante apreciada na culinária regional e nacional).

Porém, o uso irracional de técnicas inadequadas para a pesca e a exploração excessiva, poderá comprometer sua viabilidade econômica por conta de sua escassez ou mesmo sua extinção, como o caso dos mariscos , especialmente o caranguejo e o camarão rosa. 
Praia do Goiabal (Foto de Aline Gomes)
Outro fator a ser levado em consideração , é o setor ligado ao turismo, uma vez que o município é dotado de inúmeras belezas naturais, cachoeiras e corredeiras, que  fazem desse município expoente na prática de esportes radicais e visitas ecológicas. A única praia aberta da costa amapaense (Goiabal), também pode ser encontrada em Calçoene, além do fato de ser praticamente cortada pela BR-156.
Cachoeira Grande (Calçoene) / Fotos: Rogério Castelo
Portanto, Calçoene tem em seu futuro próximo, o destino do desenvolvimento e do crescimento econômico, aliado ao espírito desbravador e empreendedor de sua população, já registrado na própria essência de sua história.  
Histórico 
Foto: Rogério Castelo
A origem do atual Município remonta ao século XVII, quando as incursões de navegadores europeus incentivaram a coroa portuguesa, então unida à espanhola, a tomar providências no sentido de garantir o domínio da região. Assim, em 1634, pela Carta Régia de 14 de junho, Felipe IV criou a Capitania do Cabo Norte, também chamada Costa do Cabo Norte e doou-a a Bento Maciel Parente. As terras estendiam-se do rio Oiapoque até o rio Amazonas e, por este, até o rio Paru, onde se situava o território de Calçoene, antigo Distrito do Município de Amapá, desde a incorporação do Contestado ao território brasileiro, em 1901. 
Biblioteca Pública e Ambiental de Calçoene
(Fotos: Rogério Castelo/2009)
A descoberta das minas auríferas do rio Calçoene despertou a febre do ouro nos habitantes da Guiana Francesa, reavivando os problemas políticos da fronteira, acumulados desde a era colonial. A luta pela região foi encerrada com a vitória dos brasileiros, comandados por Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho. A Cidade de Calçoene teve origem com o movimento de garimpeiros e faiscadores de ouro e o trânsito de abastecimento das minas. Situada na margem esquerda do rio Calçoene, ao pé da primeira cachoeira, ponto importante para o transporte de mercadorias destinadas às minas de Lourenço, a localidade se desenvolveu rapidamente. Antes da incorporação da região ao território brasileiro, exploradores construíram, no último quartel do século passado, um "monorailway", estrada de ferro, ligando a localidade de Calçoene a Lourenço. 

  Mapa SEMA-AP (2006)


INFORMAÇÕES GERAIS
Nome oficial: Município de Calçoene

Lei de Criação: Lei Federal Nº 3.056, de 22/12/1956

Limites:
Norte: Oiapoque
Sul: Amapá e Pracuúba
Leste: Oceano Atlântico
Oeste: Serra do Navio

Área: 14.269 km²

População: 9.000 habitantes (IBGE 2010)

Comunidades Principais:
Calafate, Carnot, Cunani, Goiabal e Lourenço

Gentílico: Calçoenense

Produção: Mineração, pecuária, lavoura de subsistência e a pesca

Distância da Capital: 384 km

Transporte: Rodoviário, fluvial e aéreo (possui um aeroporto e pistas de pouso em garimpos)

Atração Turística: Lagos, igarapés e pesca esportiva

Vegetação: Cerrado e Floresta Tropical Densa
Vários ecossistemas são encontrados ao longo da extensão territorial de Calçoene, a vegetação é variada com Mata de terra Firme (Floresta),campos inundáveis, Floresta de transição (mata Siliar),Várzea e Manguezais.prensença em abundância de madeira nobres como: macacaúba, angelim, massaranduba, quaricara, andiroba e outros.

Hidrografia: Rio Amapá Grande, Rio Calçoene, Rio Caciporé e Rio Cunani
O município possui uma bacia hidrográfica composta por vários rios , sendo que o mais importante é o Rio Calçoene , que faz ligação com o Oceano Atlântico, fazendo com que o porto de Calçoene seja o mais próximo porto Urbano da região costeira , sendo ponto de abastecimento para barcos vindo das regiões vizinhas e de outros estado, que utilizan-se do porto para  aquisição de gênero alimentícios, equipamentos de pesca e manutenção de embarcação e gelo para a conservação do Pescado.

Temperatura:
Média: 30º C
Máxima: 34º C
Mínima: 21º C
Calçoene é o lugar mais chuvoso do Brasil.
No município, predomina o clima equatorial, com temperatura máxima de 32,6° e mínima de 20° centígrados. As chuvas ocorrem nos meses de Dezembro à Agosto, atingindo em média de 2.500mm. A estação das secas inicia no mês de Setembro estendendo-se até meados de Dezembro, quando ocorre registro de temperaturas mais altas

Altitude: 12 m

Grupos Indígenas: Nenhum

Fonte: IBGE Cidades
 
Entrada da cidade (Foto de Ney Santos)    
Cachoeira do Firmino (Foto de Alan Kardec)
Ruínas do solstício encontrado em Calçoene
 (herança de povos antigos)

Fonte:
DLIS Calçoene (2002)
-Biblioteca Ambiental da SEMA-AP