As postagens desse blog são em caráter informal, de apego ao saber popular, com seu entusiasmo, exageros, ingenuidade, acertos e erros.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O Sítio Arqueológico de Calçoene (O Stonehenge Brasileiro)

O sítio arqueológico de Calçoene é conhecido como o Stonehenge Brasileiro, pois possui um círculo de pedras similar ao famoso existente na Inglaterra, permitia a uma antiga civilização conhecer com precisão a chegada do equinócio. 

Stonehenge na planície de Salisbury na Inglaterra
O círculo de Calçoene foi apelidado de "Stonehenge do Amapá"
                                        
O equinócio era uma data importante para os povos antigos, pois eles podiam com base nisso programar o plantio e a colheita e até períodos de chuva e seca. 

 Pouco se sabe sobre a população que ali viveu, 
mas um monumento deste porte  não pode ter sido feito em pouco tempo.
O local, que data de aproximadamente 2000 anos, pertencia a uma civilização desconhecida e já foi declarado Patrimônio Megalítico do Brasil, foi descoberto em 1905 pelo pesquisador Emilio Goeldi.
 

A relação entre o equinócio e a distribuição dos monumentos megalíticos de Calçoene no estado do Amapá, foi descoberta por Marcomede Rangel do Observatório Nacional,  com a ajuda de GPS, bússolas de precisão e cálculos de correção da declinação magnética.
Mapa de Localização (Fonte: Nimuendajú Revisitado)

Fonte: wikimapia.org 
O conjunto de rochas disposto de forma circular permitia estabelecer tanto a chegada do solstício de inverno no hemisfério norte como o equinócio. O sítio arqueológico brasileiro está localizado a 384 km ao norte de Macapá, a capital do estado do Amapá, em latitudes do hemisfério norte e a uns 14 km da cidade de Calçoene.
Vista Panorâmica do Sítio (Fonte: Nimuendajú Revisitado)

Assim como em Stonehenge, o sítio arqueológico brasileiro conta com várias pedras de tamanho grande, algumas com até 4 metros de altura enterrados no solo formando um círculo com 30 metros de diâmetro. O local está em cima de uma colina e as pedras, segundo Rangel, possuem uma pequena inclinação relacionada com o movimento do Sol no céu.